sábado, 9 de setembro de 2017

IDIOSSINCRASIA

Faz algumas semanas que fiquei sabendo o significado de uma palavra que chega a meter medo, pelo seu tamanho, por parecer um palavrão ou um xingamento, enfim, sua sonoridade remete a coisas feias... Ei-la: idiossincrasia.
De certa maneira, fiquei envergonhado por descobrir o seu significado tão tardiamente. Principalmente porque chego a dizer que sou escritor... Mas que escritor é esse que não sabe o que é idiossincrasia? Onde já se viu?
É preciso dar uma dimensão para o “tão tardiamente”. Pois bem, estou com 52 anos. Mês que vem, 53. Escrevo desde os 19. Nesta longa e rarefeita carreira – pois preciso ganhar dinheiro (coisa que a literatura não proporciona) e também tenho que cuidar da vida – foram poucas as vezes que esta palavra surgiu diante de meus olhos ou meus ouvidos. E quando surge uma palavra deste tipo, a gente até se assusta e não quer saber de perguntar ou procurar o significado. Deixa pra depois, ignora, vê que conseguiu entender a coisa no geral, finge que sabe, atribui um significado qualquer que parece ser o mais adequado, e bola pra frente!
Mas, como disse, há algumas semanas foi inevitável. Estava eu lendo a consagrada obra do mundialmente famoso escritor de ficção científica, Isaac Asimov, obra esta intitulada “Eu, robô”, quando de repente ela surgiu. Desta vez não havia como escapar. O contexto não tornava claro o entendimento deste estranho vocábulo. Aliás, me parece que esta palavra não combina e fica descolada de qualquer contexto. Parece uma espécie de coringa, uma incógnita permanente. Mas eu tinha tempo. Voltava de uma longuíssima viagem de ônibus de Brasília a São Paulo. E tinha também, ao meu dispor, a tecnologia que nos invadiu nos últimos anos. Atualmente, com um celular na mão, estamos conectados com o mundo todo e podemos saber de quase tudo. Antigamente, quando esta palavra aparecia, o dicionário estava longe, e a vergonha de perguntar também era um fator que impedia o conhecimento. Mas agora não. Tinha a curiosidade de enfim desvendar o tão misterioso significado, tinha como fazer, facilmente, apenas teclando em meu celular, e também tinha tempo para fazer... E foi preciso mesmo certo tempo para entender os seus múltiplos significados, de acordo com o contexto na qual a mesma é usada.
Foram dias de descoberta, de superar limites. Descobri o significado de idiossincrasia, descobri Brasília, com sua arquitetura e construções que empolgam os olhos. Superei meu limite geográfico. Nunca antes havia atingido um lugar tão ao norte do planeta...
E agora estou novamente em Brasília, em um de seus shoppings, dentro de uma livraria, usando a mesa reservada para leitura, usando-a para escrever em um caderno, à moda antiga... Brincando de ser escritor... Mas vim aqui para trabalhar e ganhar dinheiro. A literatura, com suas palavras, assustadoras ou não, é apenas uma brincadeira... E por falar em brincadeira, você quer saber o significado de idiossincrasia? Ora essa, vá procurar!

Nenhum comentário: