sexta-feira, 30 de março de 2018

PALAVRA

Palavra. Falada. Escrita. Pensada. Verdadeira ou vazia. Comprometida ou inconsequente. Dizemos: “São só palavras”. Mas palavras são tudo.
Com a palavra se decreta voz de prisão. Cerceia a liberdade. Mas também liberta, na voz de um juiz. É faca de dois gumes. Pode dar conselhos positivos ou provocar intriga. É faca de múltiplos gumes. Pode ser interpretada de muitas maneiras, gerando consequências que vão do céu ao inferno. A lei está cheia de palavras. Com elas os advogados dos poderosos encontram caminhos para defender os interesses de seus clientes. Porém, para quem não tem condições, a palavra só tem a oferecer a sua mais fria interpretação.
Palavras que travam, que não saem. Mas nem por isto menos palavras. Valem pelo que deveriam dizer. Porque muitas vezes a palavra pensada tem mais força que a palavra falada.
Palavras precipitadas, a causa de muitos males.
Palavras esquecidas, que fogem da mente. Deixam-nos no vazio. Sentimento e raciocínio sem expressão.
Palavras que mentem, manipulam, distorcem a realidade. Habilmente veiculadas por quem quer dominar. Os seus alvos são pessoas simples, que se deixam enganar.
Palavras que rimam. Dizem que na prosa elas não podem rimar. Então já não sei como este texto classificar.
Para tudo há palavra. Nossa mente racional não admite que nada exista sem nome, rótulo ou explicação. E, para explicar, amontoa palavras. Como se não bastasse as que já existem, de vez em quando surge alguma nova. É a gíria inventando novas palavras.
Elas não acabam. Mesmo em silêncio elas são pronunciadas em nossa mente. O nosso próprio pensamento, parece que ele não vive sem elas. Mas será que Helen Keller, enquanto estava mergulhada em seu isolamento, sem nada ouvir ou ver, criança ainda, será que ela não pensava por não conhecer palavra alguma? E depois, quando Anne Sullivan conseguiu fazê-la entender o que é palavra e para que serve, após dominar maestralmente uma infinidade de palavras, conseguindo entendê-las e expressá-las em maravilhosos discursos, será que só aí ela passou a pensar? As palavras são o pensamento ou elas atrapalham o pensamento? Você já pensou sem palavras? Ou isto não seria pensamento, mas sim sentimento? São só perguntas. Mas perguntas também são feitas com palavras.
Não dá para escapar delas. Cercam e inundam o nosso ser. Mas, mesmo assim, muitas vezes parecem insuficientes, quando nenhuma delas diz o que queremos dizer. Por outro lado, há momentos em que encontramos a palavra exata, quando elas fluem de uma maneira impressionante, encaixando-se perfeitamente umas às outras. É quando elas contornam perfeitamente o pensamento, como uma fina máscara que cobre um ser etéreo. É quando as palavras não atrapalham.
Enfim, o que posso dizer com certeza é que lidar com as palavras é uma arte... Na qual me sinto um eterno aprendiz!

Nenhum comentário: